SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

AUTOR DE OS SERTÕES É A GRANDE ATRAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Com cerca de 55 mil habitantes, o município de São José do Rio Pardo fica quase na divisa com o Estado de Minas Gerais, e integra o Circuito Turístico Café com Leite que reúne 10 cidades paulistas e 10 mineiras. Desde abril de 2018, Rio Pardo é MIT – Município de Interesse Turístico, e se orgulha de ser a cidade onde o famoso engenheiro, escritor, ensaísta e jornalista Euclides da Cunha escreveu parte da sua mais famosa obra, Os Sertões, há mais de 100 anos. Como resultado desse Turismo Cultural, somado a tantos outros atrativos, o município é referência em sua região.



Distante 256 quilômetros da cidade de São Paulo, este MIT é privilegiado pela natureza, e contempla diversos pontos turísticos a céu aberto, dentre eles, a estátua do Cristo Redentor, localizado no topo de um morro que margeia a cidade; o Recanto Euclidiano, uma herma (escultura de um busto) localizada às margens do Rio Pardo; a Ilha de São Pedro, que abriga um minizoo com cerca de 113 espécies de animais entre mamíferos, aves e répteis; várias cachoeiras e represas, além de dezenas de fazendas históricas.



Também conta com Casa de Cultura onde Euclides da Cunha morou e, hoje, abriga acervo histórico; Ponte Metálica, cartão postal da cidade, que foi reconstruída por Euclides da Cunha e inaugurada em 1901 e a Matriz com arquitetura idealizada por Ramos de Azevedo, com vitrais dinamarqueses e fachada que lembra a catedral francesa de Notre Dame.
Vale lembrar que no início do século XX, São José do Rio Pardo acolheu grande quantidade de imigrantes, principalmente italianos e foi neste município, integrante da região Alta Mogiana, que Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha escreveu parte de sua obra-prima, Os Sertões, entre 1898 e 1901. Ele foi Patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 1903.



Sempre no mês de agosto, a atração efetiva deste MIT é a Semana Euclidiana com apresentações musicais, teatro, oficinas, palestras, exposições e que atrai um número considerável de turistas interessados neste tipo de cultura.
No ano de 2019, aconteceu a 81ª semana com o tema “Euclides da Cunha: Pioneiro na Defesa do Meio Ambiente no Brasil”, e debateu os problemas ambientais do país, questão abordada pelo escritor em suas obras. Em meio à programação, a Semana Euclidiana sempre abriga uma Feira Literária Rio-Pardense com palestras, lançamentos de livros, oficinas, saraus, concurso de poesias, entre outras atividades.
 
www.saojosedoriopardo.sp.gov.br