IPEÚNA

O TURISMO NA BELA IPEÚNA, EM PLENA SERRA DO ITAQUERI

Privilegiada por um cenário natural onde interagem rios e morros, a pequena Ipeúna pertence à Região Turística Serra do Itaqueri e fica localizada a 192 km da capital paulista. A cidade, que obteve o selo de município de interesse turístico (MIT) em março de 2019, conta com uma paisagem onde o turista pode encontrar cachoeiras (como as da Lapinha e Nenê), o Parque Ecológico Henrique Barbeta, cavernas (como a do Fazendão), mirantes e lugares por onde se pode percorrer trilhas e fazer observação de aves. Ipeúna, cujo nome em tupi-guarani significa “ipê preto” ou “madeira preta” (devido à grande presença de madeira escura na região), tem uma população de 7,5 mil habitantes (pelo IBGE de 2019) e entre suas maiores potencialidades para atrair visitantes estão o turismo de aventura, o ecoturismo e o geoturismo.
Os atrativos naturais de Ipeúna enchem os olhos. Pegando uma estrada em direção a noroeste do centro da cidade, chega-se ao Parque Ecológico Henrique Barbeta, com seu ecossistema em perfeito equilíbrio, proporcionando ao visitante um contato agradável com a natureza. Dotado de águas límpidas, é neste parque que está o Salto do Nhô Tó, além de uma represa para pesca, gramado para esportes, espaço para fazer churrasco e uma praia de areia branca. No encontro dos rios Cabeça e Passa Cinco, há o pequeno Salto Serra d’Água, que também forma uma bela paisagem em meio às rochas. Em Ipeúna, encontram-se também a Cachoeira da Lapinha, com 75 m de altura, na Serra do Fazendão e a Cachoeira do Nenê, de dez metros, dentro do Camping do Nenê, a nordeste do centro, com um lago ideal para o turista tomar banho.
Para os amantes de motocross, mountain bike e veículos 4x4, a bela Trilha do Cabrito guarda vários graus de dificuldade que a erosão proporciona, sendo essa trilha a mais procurada pelos visitantes. Já a Trilha de Vagalume, de beleza inigualável, termina em frente ao paredão Cara de Índio, na Serra do Itaqueri, passando por leitos de rios e grandes erosões. Outro local que os turistas precisam conhecer é o Parque de Ipeúna, onde foram plantadas três mil mudas de espécies nativas raras, entre elas algumas árvores frutíferas e o raro Pau-Brasil. Um ponto de visitação da cidade é a Serra de Itaqueri, conhecida pela beleza cênica, onde os visitantes poderão voar de parapente, entrar em grutas, fazer trilhas e passar momentos contemplativos em mirantes.
Ipeúna, cujo acesso se dá pela SP-191 (a rodovia Irineu Penteado), tem boa estrutura de recepção turística com hotéis, pousadas, albergues e restaurantes. A cidade conta com eventos como a Festa do Peão de Ipeúna (em quatro dias de abril), com shows de música sertaneja, praça de alimentação, desfiles de cavaleiros, bailões e boate VIP, o Campeonato Municipal de Truco e onde também ocorrem rodeios com os melhores peões do País e as melhores tropas. A Expo Ipeúna, também em abril, é uma feira agropecuária, industrial e comercial, sendo que em 2005, a cidade foi chamada de Capital da Agricultura Natural. O turismo cultural ipeunense conta com o Museu Municipal e sua coleção de fósseis e artefatos arqueológicos. Ipeúna é, portanto, uma cidade que sabe guardar muitas surpresas para os turistas.

Para saber mais, clique em www.ipeuna.sp.gov.br