UCHOA
UCHOA, UMA PÉROLA TURÍSTICA NO CAMINHO DOS TRENS
Pertencente ao Circuito Turístico do Noroeste Paulista, dentro do polo regional de São José do Rio Preto, a pequenina Uchoa está localizada a 426 km de São Paulo (pela SP-310, a rodovia Washington Luiz), possui o selo de MIT (é um município de interesse turístico) e tem muitas atrações para os visitantes que vêm passear num fim de semana. A cidade, de 10.110 habitantes (pelo IBGE de 2019) tem sua economia voltada para a produção agrícola (é produtor de suco de laranja), pecuária e industrial, mas é no turismo que Uchoa sabe mostrar os seus encantos. Seja nas modalidades turísticas de eventos, cultural ou rural, o município tem potencial para crescer muito mais.
Um atrativo da cidade, por exemplo, é a Estação Cultural, que fica no prédio que já foi armazém da antiga estação ferroviária, onde abriga a biblioteca municipal, uma sala de cinema e um importante acervo com fósseis encontrados na zona rural uchoense. O museu possui laboratório de pesquisa, com acervo de mais de 400 peças, entre fósseis de crocodilos e tartarugas, além de escamas, dentes e ossadas inteiras de dinossauros. A entrada é franca. E Uchoa também respira a Festa de Momo. O Museu do Carnaval possui coleção de materiais utilizados por escolas de samba paulistanas e cariocas (Salgueiro, Mangueira, Nenê da Vila Matilde, Portela e Gaviões da Fiel), também com entrada gratuita.
A história de Uchoa começa cerca de 1890, quando duas fazendas foram desmembradas, dando origem à ocupação da região por migrantes vindos de Minas Gerais. O povoado cresceu em torno de uma capela já existente próxima à margem esquerda do Córrego Grande (o antigo nome da vila). Com a chegada da ferrovia em 1911, o povoado foi rebatizado de Uchoa, em homenagem a um dos engenheiros da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), Ignácio Uchoa, um dos principais acionistas da empresa. A partir de 1912, dá-se a chegada maciça de imigrantes europeus atraídos por terras férteis para o plantio do café. Poucos anos depois, as fazendas de café reinariam absolutas. Uchoa foi finalmente elevada a município em 28 de março de 1926.
A cidade tem eventos relevantes ao longo do ano, como as festas religiosas (Santa Isabel, São Miguel, Santo Expedito, Santos Reis e São Cristóvão), as celebrações típicas (Festa do Peão, Cavalgadas, Juninão, Arraial da Zeza, entre outras), tudo acompanhado da melhor gastronomia local (de origem mineira, italiana, espanhola, portuguesa e sírio-libanesa). Para o turista, Uchoa possui hotéis, sorveterias artesanais, lanchonetes e restaurantes, além de dois ambientes gastronômicos e um pesqueiro nas proximidades do centro e com atendimento diferenciado. Há pesqueiros que oferecem comida caipira em meio a lagos, matas nativas e animais silvestres. A cidade também tem espaços de artesanato (como a Aldeia do Artesão), cafés coloniais, eventos de passeios ciclísticos, quermesses e revoadas de pipas. Uchoa surpreende.
Para mais detalhes, entre no site www.uchoa.sp.gov.br