GUAÍRA

AS MUITAS ATRAÇÕES DO TURISMO EM GUAÍRA

Em 2019, mais de 30 mil foliões participaram nas cinco noites e duas matinês do Carnaval de Rua em Guaíra, cidade do nordeste paulista, vizinha a Barretos e localizada a 450 km de São Paulo. O município tem um calendário com eventos que trazem milhares de visitantes anualmente, alguns até com recordes de público, tanto pelas festividades como por suas atrações naturais. E não são poucas. Para facilitar a chegada do visitante a Guaíra, ela é margeada pelo Rio Grande em sua região noroeste, faz fronteira com Minas Gerais e seu território é cortado por duas estradas, as SP-345 (Rodovia Prefeito Fábio Talarico) e SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand), o que garante um bom acesso à cidade e seus equipamentos turísticos.
Guaíra tem 40,7 mil habitantes, pelo IBGE de 2019 e, neste mesmo ano, ela obteve o selo de Município de Interesse Turístico (MIT). O sucesso de seus eventos, como o Carnaval Popular de Guaíra, considerado um dos mais importantes da região, oferece oportunidade para os artistas locais, além de impulsionar economicamente o ramo de hotéis, bares, alimentação e ambulantes. O Torneio Internacional de Pesca de Guaíra, entre agosto e setembro, reúne centenas de turistas, moradores e pescadores no Lago Maracá (o principal ponto turístico da cidade), onde além dos troféus do campeonato, os presentes fazem doação de produtos a serem revertidos para instituições. Para esse torneio, toneladas de peixes são lançadas no lago.
Outra ação do calendário cultural guairense é o Encontro Cultural de Arte Livre de Guaíra, o Ecal, que ocorre há mais de 20 anos, em meados de julho. Cerca de cinco mil pessoas chegam a Guaíra para os dez dias do evento, onde são apresentadas bandas de música, oficinas culturais, peças teatrais, danças, exposições de arte e exibições de filmes, sempre com entrada franca. O Ecal é considerado uma das principais festividades de cultura popular na região, acontece na Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello” e em suas imediações. A economia local favorece o surgimento da cultura. Guaíra é um dos principais produtores de grãos do Estado de São Paulo e lidera os municípios do agronegócio com maior crescimento de PIB no Brasil.
A cidade, pequena e organizada, faz parte da Região Turística Águas Sertanejas e está inserida na faixa do clima subtropical. O saneamento básico da cidade é considerado o terceiro melhor do Brasil e sua rede de esgotos atende 100% da população desde o início dos anos 1970. Guaíra tem asfalto de qualidade, iluminação pública de LED e boa sinalização de trânsito. Foi o paisagista Roberto Burle Marx quem assinou em 1984 o Parque Ecológico Maracá, que tem como contorno uma grande área verde, sendo um verdadeiro oásis de quase 50 hectares. Outro local muito visitado é o Zoológico Municipal de Guaíra “Joaquim Garcia Franco”, com 230 animais, com o seu Centro de Educação Ambiental para visitas monitoradas de adultos e crianças desde a idade pré-escolar. Guaíra tem turismo para todos os gostos.
Curiosidades:
•          O vocábulo Guaíra, em tupi-guarani, significa, de acordo com a interpretação, “água corrente”.
•          Na região entre Paraná e São Paulo, havia inúmeras tribos indígenas, uma delas a dos guairás (ou guaíras, de acordo com os dicionários)
•          Há uma cidade também chamada Guaíra, no oeste do Estado do Paraná.
•          Guaíra também é sede de um importante torneio de judô, que é o Campeonato Takeshi Uemura, que tem trazido até 800 atletas, vindos de 25 cidades. O torneio acontece no mês de maio.