ITAPIRA
Itapira, cidade de beleza encantadora no interior paulista
Na região do Circuito das Águas Paulista e no polo industrial emergente do Sul de Minas, encontra-se a maravilhosa Itapira. Cidade que contempla uma com beleza única e que acolhe os turistas tipicamente como todas os municípios interioranos do Estado de São Paulo.
A pouco mais de 150 km da capital, o município, que tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em abril 2018, integra a Região Administrativa de Campinas, polo irradiador de tecnologia de ponta para a modernização industrial.

Com cerca de 74 mil habitantes (IBGE 2019), Itapira possui as qualidades necessárias para alavancar o desenvolvimento em todas as áreas, seja industrial, comercial, de prestação de serviços ou agricultura. Possui infraestrutura urbana invejável, disponibilidade de energia, água tratada, telefonia e mão-de-obra qualificada.
Itapira abriga variadas atrações turísticas e festas tradicionais, como a de São Benedito, a maior festa negra do Brasil. Confira os principais pontos da cidade:
Asa Delta - Plataforma de onde saltam os praticantes dos esportes radicais, a 1.240 metros de altitude, no alto do morro do Cruzeiro, um dos locais mais deslumbrantes da região. Por ser a única plataforma homologada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) no estado de São Paulo, é palco de campeonatos de voo livre e outras atividades como o radioamadorismo.
Cachoeiras das Duas Pontes - Próprias para a prática da canoagem, têm acesso pela rodovia Itapira-Lindoia, estrada Virgolino de Oliveira.

Casa da Cultura - Com o nome de João Torrecillas Filho, fica no parque Juca Mulato. Abriga a biblioteca municipal Mário da Fonseca Filho, sala de pesquisas, um auditório e área para exposições.
Casa Menotti Del Picchia - Inaugurada em 1987 em homenagem ao poeta, a casa Menotti Del Picchia, localizada no parque Juca Mulato, abriga significativo acervo literário, artístico e pessoal do escritor, assim como o mobiliário de seu escritório particular.
Museu Municipal Histórico e Pedagógico "Comendador Virgolino de Oliveira" - Instalado desde 1972 no interior do parque Juca Mulato, possui acervo variado com peças, documentos, livros, pinacoteca e um acervo referente à Revolução Constitucionalista de 1932.
Parque Juca Mulato - Em homenagem ao poema de Menotti Del Picchia, o parque Juca Mulato é uma das principais atrações turísticas da cidade e uma das maiores áreas verdes urbanas da região. Todo arborizado, o parque possui dois museus, um playground e aviário. Possui vista panorâmica de boa parte da cidade e para as montanhas do sul de Minas Gerais.

Você sabia?
1. A cidade do interior de São Paulo completará 200 anos no dia 24 de outubro deste ano (2020).
2. Itapira está a 80 km Aeroporto de Viracopos, que é o maior aeroporto de cargas do Brasil e um dos maiores da América Latina, contando com Trade Point, que atende a mais de 2.500 empresas voltadas para o comércio exterior.
3. Um dos poemas mais famosos de Juca Mulato foi escrito e publicado em Itapira, em 1917.
Saiba mais em: https://itapira.sp.gov.br/