TABATINGA
Tabatinga, capital nacional dos bichos de pelúcia
Com o bicho de pelúcia como seu principal atrativo, a cidade paulista de Tabatinga recebe mais de 40 mil turistas por ano
Localizada a 292 km da capital, a cidade de Tabatinga consegue atrair consumidores de todo o Brasil e até do exterior com o comércio das pelúcias. Com quase 15 mil habitantes (IBGE, 2019), Tabatinga tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em maio de 2018, o que permitiu maior investimento de infraestrutura no setor de turismo para melhor atender os turistas e visitantes.

Com mais de 50 fábricas ativas, a cidade possui uma cadeia completa do setor de confecção infantil, o que torna o destino certo de quem quer encontrar artigos de qualidade, preço justo e enorme variedade em bichos de pelúcia, enxovais para bebê, roupas e acessórios infantis. Um verdadeiro paraíso para mamães e papais de plantão.
A emancipação do município se deu apenas em 18 de dezembro de 1925, durante a expansão cafeeira do interior do estado de São Paulo, que a cidade adquiriu autonomia política e obteve o nome de Tabatinga. Com o passar dos anos, além de se tornar a capital do bichinho de pelúcia, o município destaca-se também pelo turismo rural, religioso e gastronômico. Dentre os principais atrativos, podemos ressaltar:

-
A Prainha do Rancho Benelli – local onde se encontra a Bica do Chechi, uma mina de água mineral e cristalina que forma uma pequena represa, além de possuir infraestrutura com bares e restaurantes;
-
O Laguinho – um centro de recreação que possui diversos brinquedos didáticos, famoso por atrair as famílias no final da tarde;
-
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho - que após uma intervenção de três anos para restauração, foi reinaugurada e com o famoso lanche Pelicano, denominado ‘hamburgão’, o local recebe visitantes de toda a região;
-
Estação Ferroviária de Tabatinga - inaugurada pela em 1909, o local era muito utilizado por todas as cidades regionais. A estação foi dividida e modificada diversas vezes para atender seus usuários e possibilitar melhor desempenho dos trens. Com o passar dos anos o local foi sendo substituído e no início de 1969, suas ações foram interrompidas de vez. A estação foi demolida em meados dos anos 80 e em seu lugar construíram pequenos galpões que hoje estão na entrada da cidade.