PEDREIRA

Conheça Pedreira, a majestosa Capital da Porcelana

Cidade responsável por mais de 50% de toda a produção de porcelana do país
A menos de 200 km da Capital, a 30 minutos de Campinas, localizada no Circuito das Águas Paulista encontra-se Pedreira, carinhosamente chamada de “Capital da Porcelana”, devido a sua forte economia ter sido baseada na venda de artigos do gênero. Trata-se de uma cidade muito receptiva, com moradores amigáveis e que estão sempre de braços abertos para receber os turistas. A cidade, que é cortada pelo ilustre Rio Jaguari, possui ainda paisagens de tirar o fôlego e uma variedade de opções de lazer para todas as idades.



Em razão do enorme potencial turístico, Pedreira tornou-se MIT (Município de Interesse Turístico) em novembro de 2017. É claro, que com esse reconhecimento a cidade se popularizou e para receber a quantidade de pessoas que seriam atraídas para tal, foi preciso aumentar a rede hoteleira. Atualmente, a cidade possui mais de 6 hotéis, 145 unidades habitacionais (UHs) 300 leitos e uma média de taxa de ocupação anual de 60%, um número pequeno perto do número de turistas que recebe semanalmente. Isso porque algumas pessoas não costumam passar a noite na cidade ou possuem parentes e assim, não se faz necessário a reserva de um quarto.
Com cerca de 48 mil habitantes (IBGE,2019), Pedreira se firmou como destino indispensável para quem está decorando ou equipando algum local ou até mesmo a própria casa. São mais de 500 lojas que vendem direto da fábrica diversos produtos como utensílios para cozinha, louças, esculturas, vasos, MDF quadros e os famosos artigos de porcelana. Estas vendas são responsáveis por movimentar grande parte da economia do município e por gerar mais de nove mil empregos no setor de compras, o que corresponde a cerca de 20% dos pedreirenses. Além disso, as lojas também são bastante requisitadas por quem busca matéria prima para artesanatos, devido ao preço muito chamativo.



Além das Compras, Pedreira tem muito mais a oferecer, como, por exemplo, opções de pontos turísticos históricos. Um deles é o monumento da Revolução Constitucionalista de 1932, onde soldados implantaram suas trincheiras. Outras atrações do gênero são: A Casa de Coronel João Pedro de Godoy Moreira, A Igreja Matriz de Santana, O Museu da Porcelana (ponto turístico guarda uma coleção de objetos que contam a história da cidade e também da porcelana), A Casa do Padre Alexandrino e As Capelas de Nossa Senhora da Conceição e Bom Jesus, sendo esta última a mais antiga da cidade.
Os visitantes também podem usufruir das delícias artesanais do campo e conhecer todos os passos da produção de queijos, compotas, geleias, licores, massas e diversos artesanatos que são produzidos ali mesmo, em Pedreira. Há também, para os mais audaciosos, o turismo de aventura com atrativos como acqua ride, trilhas, passeios a cavalo, pesca, flora e fauna bem variadas. Ainda no gênero, um ponto de destaque na cidade é o Complexo Turístico do Morro do Cristo que retrata as Estações da Via-sacra, chegando finalmente à imagem do Cristo Redentor, onde os turistas se deslumbram com uma vista 360º da cidade.



O calendário de festas de Pedreira é bem recheado, começando pela principal delas, dia 26 de julho, em homenagem à padroeira da Cidade, Nossa Senhora de Santana. Há também a Procissão do Fogaréu, evento muito tradicional na região e a terceira maior do gênero no país, reunindo mais de 500 pessoas. Nela, os participantes encapuzados carregam tochas acesas simbolizando a captura de Jesus no Jardim das Oliveiras. Ao longo do evento são encenadas várias partes da vida de Cristo, da juventude até a sua crucificação.
Além dos eventos religiosos, existem outros que além de atrair muitos turistas, também são populares por todo o país. São eles:  Folia de Reis em comemoração ao Dia dos Reis Magos; Festa do Milho, com apresentações folclóricas e muitos pratos à base do alimento; Carnaval; Festa da Mandioca; Festival de Pipas e Papagaios; Comemoração à chegada da Primavera; a Bênção aos Animais e o Desfile Cívico pelo aniversário da cidade.
Em Pedreira a diversidade gastronômica é de surpreender! Além dos pratos típicos e regionais, a cidade também oferece opções de comida japonesa, massas, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e cafés. Durante à noite o município também disponibiliza locais para uma confraternizar, conversar e se divertir, tudo isso com muita música boa, no embalo de bandas que tocam desde MPB até Rock.
Curiosidade
O nome da cidade, muitas vezes é associado erroneamente à grande quantidade de pedras, mas na verdade origina-se da abundante presença de "Pedros" na família fundadora Godoy Moreira, João Pedro, pai e filho e seus irmãos Bento Pedro, Antônio Pedro e Jose Pedro. Fora isso, na cidade também existem logradouros e instituições nomeadas em homenagem ao nome do fundador, Coronel João Pedro de Godoy Moreira.

Saiba mais em: turismo@pedreira.sp.gov.br