AREIAS
AREIAS, A PIONEIRA NA PLANTAÇÃO DE CAFÉ
Com quase 4 mil habitantes (IBGE,2019), a cidade de Areias foi pioneira na plantação de café e abrigou figuras ilustres da história de nosso país. Concebida com o nome de Santana da Paraíba Nova, em 1816 virou uma vila nomeada de São Miguel das Areias, em homenagem ao príncipe D. Miguel, filho de D. João VI. Finalmente, em 24 de março de 1857, tornou-se uma cidade independente.
A 225 km da Capital, sendo um dos municípios pioneiros na produção e exportação de café, Areias possuiu um ciclo econômico cafeeiro que durou 80 anos (1830 a 1910). A cidade atingiu o ápice da comercialização da semente entre 1850-1860, quando prosperou por causa de suas grandes fazendas de café e com a construção de sua Igreja Matriz.

Fazendo parte dos Roteiros Caminhos da Corte, no Vale do Paraíba, a hospitalidade do município é bem conhecida, tendo em vista que Areias já serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual proclamaria a Independência do Brasil. Conhecida também pela sua qualidade de vida, clima ameno, povo simples e receptivo, Areias tornou-se MIT em abril de 2018 e conta com uma imensa variedade turística que abrange todas as idades. Confira:
Igreja Matriz
A Igreja Matriz começou a ser construída em 1792 e foi finalizada em 1874, tendo passado por reforma em 1890. No interior do local, as imagens da Padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel têm maior destaque. Outro ponto interessante do local é o sino, que pesando 1.100kg e tendo 1,5m de altura, foi uma doação do Major Manoel da Silva Leme em 1863 e tocou em ocasiões especiais como o término da Guerra do Paraguai, na Assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, no final da Guerra de Canudos e na Segunda Guerra Mundial.
Casa do Artesão
Construída em 1998, seguindo arquitetura colonial, a Casa do Artesão foi feita para comercialização de artesanato local. Nas confecções, eram utilizadas peças como bambu, madeira, barbante, palha, barro, couro etc. Além disso, a Casa também vendia uma variedade de doces e cachaças. Hoje, o lugar ainda mantém a mesma função.

Mirante
Em setembro de 2010, a cidade ganhou um mirante, localizado no bairro da Santa Clara. Trata-se de um dos pontos mais altos da cidade. Os turistas podem tirar fotos da vista parcial de Areias e até mesmo fazer uso do local para piqueniques e passatempo.
Cachoeiras
Em Areias, é possível encontrar cachoeiras exuberantes que deixam a Serra da Bocaina ainda mais bela. A mais conhecida é a Cachoeira do Inácio, com três quedas e águas cristalinas. Destacam-se ainda as Cachoeiras do Conde, Caroba e Pilão.
Pecuária
O município também possui tradição regional na produção de boi de corte, tendo em vista que a pecuária bovina é responsável por uma das maiores fontes de renda da região. Além disso, Areias também é o maior produtor de leite do Vale Histórico, produzindo diariamente 25 mil litros de leite que são comercializados para as cooperativas do Vale do Paraíba, Sul Fluminense e outras fábricas de produtos lacteis territoriais.

Festas
Dentre as festas mais tradicionais da cidade, podemos citar: os Desfiles da Revolução Constitucionalista de 9 de Julho e a de 7 de Setembro, Festa de São Pedro, Festa de Santana, Festa do Milho, Torneio Leiteiro e as carnavalescas Micareias
Curiosidade
Areias também recebeu outros nomes como Freguesia de Santana da Paraíba Nova. Durante estes períodos, a cidade serviu de pouso para os tropeiros que circulavam entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Saiba mais em www.areias.sp.gov.br