Cabreúva

Cabreúva, onde a natureza fez pousada

Cerca de 80 km de distância da Capital, com 49.707 habitantes, segundo o IBGE de 2019, está localizado um dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo, Cabreúva. A cidade foi fundada em princípios do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, entre cinco grandes serras, "Japi", "Guaxatuba", "Guaxinduva", "Cristais" e "Taguá". Pela sua localização, o município é privilegiado pela natureza e é um ótimo lugar para quem quer se desconectar da vida agitada.



O nome Cabreúva vem da árvore Cabreúva, conhecida pelos índios como “Árvore da Coruja”. Logo quando chegou na nova terra, Martins se dedicou à plantação de cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente. Em pouco tempo, Cabreúva ganhou o apelido de “Terra da Pinga” por ser uma grande produtora de cachaça.
Para os religiosos, ou para quem está em busca de paz interior, a cidade oferece dois pontos diferentes: a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade e o Centro de Meditação Kadampa Brasil. No Centro Histórico da cidade, encontra-se a Igreja Matriz, que anos antes de ser igreja foi uma capela em devoção a São Benedito, mas não aguentou e desmoronou alguns anos depois. Logo após, foi erguida por um fazendeiro uma nova capela, que em 1856, tornou-se a matriz em homenagem à padroeira da cidade e no 15 de setembro é comemorado o seu dia.



O Centro de Meditação Kadampa Brasil é um templo budista, o lugar perfeito para quem está em busca de se reconectar consigo mesmo. Ele é o terceiro Templo Budista Kadampa com arquitetura tradicional e é o maior já construído. Neste templo é possível desfrutar de atividades gratuitas, conhecer mais sobre o budismo e apreciar a natureza.
Já com outras opções de turismo, como o Ecológico e o de Aventura, há o Parque Ecológico do Piraí, espaço ideal para quem gosta de caminhar ou fazer um piquenique com a família e amigos. O Parque também conta com um espaço de educação ambiental, campo de futebol, slackline e abriga o Viveiro Municipal. Mas se o assunto é aproveitar mais a natureza, a Fazenda Guaxinduva é o lugar. A fazenda tem a maior parte da sua área preservada e conta com trilhas, caminhadas, banhos de cachoeira e a prática de diversas modalidades esportivas.



Cabreúva ainda conta com a Serra do Japi, uma Reserva Natural da Mata Atlântica com mais de 300 espécies de árvores, vários tipos de animais e uma beleza única, sendo um dos principais patrimônios naturais do país. Se você gosta de natureza, Cabreúva é o lugar.

Mais informações: https://www.cabreuva.sp.gov.br/