Itápolis
As belezas da natureza de Itápolis, a "Cidade das Pedras"
No interior de São Paulo está localizada Itápolis, uma das cidades da região turística Centro Paulista. A cidade encontra-se a 360 km de distância da capital, com a estimativa de 43.120 habitantes, segundo os dados do IBGE/2019, e é conhecida pela sua grande atuação agrícola, sendo que Itápolis já foi o maior produtor de laranja do país. A cidade destaca-se por ser referência no setor de aviação por possuir uma das melhores escolas de formação de piloto da América Latina e um dos melhores aeroclubes do país, e também é referência na produção de sorvete artesanal.
Sua área de 996,747 km² permite um espaço amplo para explorar e aproveitar o ecoturismo, a Área de Lazer Ciniro Massari, um local que fica no meio da mata, com quiosques, piscinas, playground, lanchonetes, campos de futebol, quadra de areia, mesas de sinuca e também é possível fazer trilha.
Itápolis ainda conta com dois parques ecológicos, o Parque Ecológico do Jardim São Benedito, com um espaço de área verde, pista de caminhada, parque infantil e pista de skate, e o Parque Ecológico Boa Vista, que oferece mais do que uma simples área de lazer, como a pista para caminhada e o lago, também conta com uma pequena reserva florestal com alguns exemplares de macacos prego, coelhos, patos, gansos, cágados, pássaros e outros bichos silvestres. Caso o turista tenha ido visitar a cidade e tenha filho, ao lado do Parque Ecológico Boa Vista encontra-se o Parque das Crianças, um espaço dedicado para as crianças com uma variedade de brinquedos.
Para quem está em busca de uma atividade mais cultural, no município tem o Cine Lyan e o Teatro Geraldo Alves. Os dois funcionam no mesmo edifício, mas em dias alternados, o teatro recebe peças importantes e o cinema, sempre com bons filmes nacionais e internacionais. O nome do cinema, Lydia e Antônio, vem do antigo cinema "da praça", já o nome do teatro, é uma homenagem ao humorista e ator Geraldo Alves, que nasceu em Itápolis. Para completar o passeio cultural, o turista pode visitar o Museu Histórico e Pedagógico Alexandre de Gusmão com dezenas de salas e milhares de objetos das mais variadas categorias.
A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, santo padroeiro da cidade, é uma atração turística religiosa com grande importância da cidade. Foi construída sobre pedras e as paredes internas foram decoradas e confeccionadas em meados dos anos 40 por artistas italianos. O acervo da matriz conta com várias imagens, algumas delas vindo diretamente da Europa, e o Órgão, feito na Alemanha, é uma peça rara, sendo o único no Brasil e o segundo do mundo. Com a conquista de ser um dos Municípios de Interesse Turístico - MIT, em 2018, também se tornou uma das cidades do “Caminho da Fé”, trajeto utilizado pelos romeiros que vão sentido à Aparecida.
Sua história começa em 1856 na Fazenda Boa Vista, que logo depois se tornaria Itápolis. O município foi fundado oficialmente quando Pedro Alves de Oliveira, fundador da cidade, fez uma doação de aproximadamente 110 alqueires da fazenda para a fundação. O nome Itápolis tem como significado “Cidade das Pedras”, Ita significa “pedra”, na língua tupi, e Polis “cidade”, no grego, mas só recebeu esse nome em 1910. Inicialmente a cidade chamava-se Espírito Santo do Córrego das Pedras, em 1871, depois Boa Vista das Pedras, em 1891, e Pedras, em 1906.
Mais informações: www.itapolis.sp.gov.br