TEM AR PURO E DIVERSÃO DE SOBRA EM NUPORANGA
Chegar a Nuporanga, depois de percorrer 374,5 km de estrada a partir de São Paulo, traz para o turista a percepção de uma pacata e pequenina cidade, porém voltada à boa recepção ao visitante. Conhecida pela tranquilidade e o bom clima, essa simpática estância faz parte da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, sendo também uma das 16 cidades componentes da Região Turística Lagos do Rio Grande. O município tem 7,5 mil habitantes, pela contagem do IBGE de 2020, mas sua população praticamente dobra nos eventos que promove, como por exemplo o Carnaporanga, que é um carnaval de rua e bloquinhos, a Festa do Peão, a FEARTEN, com sua culinária e artesanato e as edições do Nuporanga Gourmet – Sabores da Terra.
Um dos passeios mais recomendados ao turista que chega a Nuporanga é percorrer os dois hectares do Centro Turístico Municipal, que tem estrutura de lazer, áreas para churrasco, parque infantil e local para a prática de caminhada. Por sua vez, as capelas rurais ficam como sugestão para turismo religioso. A Capela da Corredeira é o cenário onde ocorre a tradicional Festa da Corredeira com cavalgada de fé e missa sertaneja, em outubro, enquanto na Capela Cruz do Vau, situada na Fazenda Santa Cruz do Vau, acontece uma missa com quermesse e peregrinação, coincidindo com a Festa de Pentecostes, em maio. Somando-se à Quermesse do Divino Espírito Santo (entre julho e agosto), essas capelas e suas festas estão ligadas à Diocese de Franca.
Mas os eventos em Nuporanga não param por aí. Em setembro, a cidade promove a Festa do Peão de Boiadeiro com desfile de cavaleiros, rodeios, provas equestres, muita música e culinária, reunindo nesse evento as apresentações mais características e empolgantes da cultura rural. Já as cinco noites e as duas matinês do Carnaporanga, em fevereiro, fazem os foliões pularem nos blocos de rua ao som das bandas que tocam axé e as tradicionais marchinhas dos antigos carnavais, viajando pelos maiores sucessos musicais das últimas décadas, proporcionando assim, uma grande folia para visitantes e nuporanguenses. Os foliões se encontram em frente à Quadra Municipal de Esportes, na Rua Bernardino Pereira da Silva e seguem o fluxo da festa.
O Centro Turístico Municipal de Nuporanga tem estrutura de lazer, parque infantil e local para caminhada

Centro Turístico de Lazer Otávio Ferreira Viana - Nuporanga / SP - Foto: Alf Ribeiro - expressão studio
A gastronomia se destaca no turismo de Nuporanga, para os paladares mais apurados. É o caso do Nuporanga Gourmet – Sabores da Terra, promovido em junho pelos Setores de Cultura e Turismo locais, para os nuporanguenses interessados em mostrar seu talento na cozinha. O evento, com sua praça de alimentação, ocorre na Praça Eloy Lima, que tem um magnífico coreto em meio ao paisagismo bem cuidado do jardim, a Matriz Divino Espírito Santo e a fonte luminosa, de 1861, em estilo neogótico. Também em setembro, a FEARTEN, (Feira de Artesanato da Estância de Nuporanga) acontece no Espaço de Eventos Turísticos e Culturais “Antônio Léllis” (o Salão Municipal de Festas), com praça de alimentação e shows diários.
Nuporanga tem diversos ingredientes em sua receita de turismo. Como destino que é, a estância soube conquistar seu espaço entre os visitantes que dela se lembram e a recomendam. As características de uma típica cidade do interior, o povo acolhedor, a serenidade, o ar puro, a vegetação típica, o clima tropical, tudo se funde com o cuidado de suas ruas, a preocupação com aqueles que ali se encontram para uma festividade, um feriado ou um final de semana, portanto, o bem-estar da população nuporanguense e daqueles que a visitam. O turismo de Nuporanga se faz nos detalhes, na fonte luminosa e o coreto que realçam a beleza da noite na Praça Central, o encontro dos amigos e famílias no Centro Turístico de Lazer e no sossego que se espera de uma bela cidade.
A Cachoeira dos Dourados, no Rio Sapucaí Mirim, fica a 15 km do centro de Nuporanga

Cachoeira dos Dourados - Nuporanga / SP - Foto: Alf Ribeiro - expressão studio
Curiosidades
• Em língua tupi-guarani, o nome Nuporanga significa “Campo Belo” (pela junção dos termos nhum = campo e poranga = bonito). Uma de suas primeiras denominações, no século XIX, foi Freguesia do Espírito Santo, que mais tarde tornou-se o município de Espírito Santo, tendo em 1861 o pioneiro Eloy Lima como primeiro prefeito.
• A data de fundação de Nuporanga é nove de setembro de 1861.
• Nuporanga é banhada por três rios – Sapucaí, Ribeirão do Agudo e Ribeirão Santo Antônio.
• Na abertura do século XX, Nuporanga foi cenário de uma epopeia, quando o então intendente (ou prefeito), o engenheiro Luiz de Mello Marques, que era ex-2° tenente da Armada, havia planejado e construído um modelo em miniatura do primeiro submarino brasileiro. Foram realizadas duas experiências oficiais bem sucedidas com o veículo, à época do presidente Campos Salles (1901) e mais tarde, no governo Afonso Pena (em 1908). Devidamente documentadas pelos jornais “The Washington Post” e “New York Herald”.
Não deixe de ver
• ...a praça Eloy Lima, uma das mais belas de Nuporanga, é também considerada uma das mais bonitas da região.
• ...no segundo final de semana de cada mês, quando ocorrem feiras menores em Nuporanga, onde o visitante pode se deliciar com os quitutes, as cachaças feitas na região e ainda comprar peças do artesanato local.
• ...a celebração de Corpus Christi em Nuporanga, quando as ruas da cidade são cobertas por tapetes confeccionados com diversos materiais que retratam temas religiosos.
Como chegar
• Para o turista que sair de carro a partir de São Paulo, o Sistema Anhanguera-Bandeirantes (SP-300) é a estrada a ser tomada até o trevo de Sales Oliveira-Nuporanga, acessando, em seguida, a saída 355 e percorrer por mais 14 km.
Mais informações, pelo site www.nuporanga.sp.gov.br